Páginas

10 de abr. de 2012

A Cúpula dos Povos

Esta é uma alternativa.

A Cúpula dos Povos é um movimento alternativo a Rio+20, aquele veiculado pela mídia como o maior evento em prol do meio ambiente dos últimos 20 anos, para que os líderes governamentais façam valer as vontades e necessidades de reprodução do capital, tá lembrado?! (caso não se lembre, temos outros posts sobre o assunto)

Frente a tudo isso foi criada a Cúpula dos Povos, como um espaço de troca entre movimentos sociais, organizações populares, redes ambientalistas e outras tantas representações do povo, em contraponto a falaciosa economia verde e ao limitado debate sobre governança global, tendo como marco político a luta anticapitalista, classista, antiracista, antipatriarcal e antihomofóbica.

Acontecerá no mesmo período que a Rio+20,  entre os dias 15 e 23 de junho de 2012, no Aterro do Flamengo - RJ e discutirá principalmente aquilo que não será pauta  do evento da ONU, ou seja, as práticas reais e possíveis de mudança socioambiental, que não podem deixar de passar pela crítica ao sistema capitalista.

Como também não poderia deixar de ser, as atividades do evento são definidas democraticamente, com participação popular de fato para apresentar propostas, experiências, educação popular e ser um espaço de troca de quem radicalmente propõe a mudança. Por isso estão abertas inscrições até dia 20 de abril para propostas de atividades, como palestras, seminários, debates, etc. As atividades serão divididas em três eixos principais:

- Causas estruturais da crise e injustiça sociais e ambientais, falsas soluções e novas formas de acumulação do capital sobre os povos e territórios

- Agendas, campanhas e mobilizações que unificam o processo de luta anticapitalista após a Rio+20

- Soluções reais e novos paradigmas dos povos

Por fim, a Cúpula dos Povos ainda tem como objetivo fortalecer os laços de solidariedade entre os movimentos populares, produzindo uma pauta de resistência e luta com posições convergentes, mostrando que não estamos sozinhos, ainda que nos queiram fazer crer.

Para saber mais, participar, inscrever-se, visite o site da Cúpula dos Povos, vale a pena e neste sua participação é importante!

Nenhum comentário: